sábado, 1 de maio de 2010

Oração ao sol


Oração ao sol
Oração tupinambá, recolhida no século 16
Grande espírito, cuja voz ouço nos ventos e cujo alento dá vida a todo mundo, ouve-me!
Sou pequeno e fraco, sou pequena e fraca, necessito de tua força e sabedoria.
Deixa-me andar em beleza e faz com que meus olhos possam sempre contemplar o vermelho e o púrpura do pôr-do-sol.
Faz com que minhas mãos respeitem tudo o que fizeste e que meus ouvidos sejam aguçados para ouvir a tua voz.
Faz-me sábio, faz-me sábia para que eu possa compreender as coisas que ensinaste ao meu povo.
Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha, em cada rocha.
Busco força, não para ser maior que meu irmão, que minha irmã, mas para lutar contra meu maior inimigo – eu mesmo, eu mesma.
Faz-me sempre pronto, faz-me sempre pronta para chegar a ti com as mãos limpas e o olhar firme a fim de que, quando a vida apagar, como se apaga o poente, meu espírito possa estar contigo sem se envergonhar.

Fonte:http://esperancadaterra.ning.com/profiles/blogs/oracao-ao-sol

4 comentários:

  1. Tem um filme antigo, "Um Homem Chamado Cavalo", inicia com um nativo norte-americano entoando uma cancao muito parecida. Segue um texto que denuncia uma decisao do congresso: proibir o culto ao deus sol, o grande espirito do universo. A oracao e bem parecida e termina falando do ciclo da vida: do inicio, do prazer e da dor e do final. E da necessidade de fazer valer a pena: wankan tankan! Em portugues nos dizemos "domingo" em alusao ao dia do senhor. Domingo, de domini, de senhor, de dominio. E toda a semana gira em torno, segunda, terca... Em ingles, sunday, dia do Sol. Um pouco de resistencia ao "domini" expressa na linguagem. O espanhol mescla, domingo, lunes, martes... Final do filme Apocalipto do Mel Gibson: "vamos voltar pra floresta e procurar um novo comeco".

    ResponderExcluir
  2. Lindo...e amei a foto ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosária! Te achei por aqui... Teu blog é lindo, parabéns! A foto desta postagem arrasou!!!
    Bjão, saudade!

    ResponderExcluir